sábado, 30 de julho de 2011

"Fio do canço!"

A cidade de Itabaiana às vezes ganha destaque nacional; alguns desses destaques são elogiosos, outros já nem tanto. Tem a Festa do caminhoneiro, que leva o nome da cidade para os quatro cantos do país; tem o pessoal da castanha, oriundo do povoado Carrilho, que ronda as praias de todo o litoral brasileiro; tem o Parque dos Falcões, tema de várias reportagens em níveo nacional, entre outros mais.
Já como destaque negativo, há alguns dias, Itabaiana, juntamente com a cidade de Aracaju, tornou-se destaque em nível nacional por causa do destino do lixo hospitalar. São "frutos" de uma sociedade inquieta, trabalhadora, inteligente e girente. Mas o destaque agora é por um fator linguístico (hábito no falar) tão conhecido na cidade e nas rodovias brasileiras (nestas últimas o "fiodo canço" é levado pela comunicação entre alguns caminhoneiros), que gera reações diferentes nas pessoas, dependendo do contexto em que o "palavrão" é pronunciado.
Por exemplo, o saudoso Adelardinho Junior (do programa Sabotagem) e o popularíssimo Pedrão dos correios se dirigiam às pessoas com um sonoro "fio do canço", mas sempre em um contexto amigável.
A revista LÍNGUA Portuguesa (Editora Segmento) na edição de julho de 2011,  páginas 24 à 27, traz uma reportagem com o título Palavrão dá multa, discorrendo sobre o uso de palavrões em condomínios. Na página 27, conforme imagem acima, a sociolinguística Raquel Freitag, da Universidade Federal de Sergipe, usa o famoso "fio do canço" de Itabaiana como exemplo para argumentação na reportagem.
Eita "fio do canço" famoso esse de Itabaiana! Até na Universidade tá sendo analisado!!!

2 comentários:

Dr. Marcelo Nunes disse...

Pense num Fio do Canso esse de Itabaiana!!!!!

ILIKE CHOPIN disse...

Seria como o arre-égua do norte....
Expressões livres de preconceito...