segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cidadania e vida


"A verdadeira educação consiste em pôr a descoberto o melhor de uma pessoa." Com essa afirmação, Mahatma Gandhi demonstra uma preocupação com o lado positivo do ser humano, deixando de dar maior importância à negatividade. Isso foi o que presenciei na tarde do último dia 20, no templo da Loja Maçônica Cotinguiba, em Aracaju. Ou seja, é melhor agir do que ficar apenas a reclamar da situação.
O lançamento da I Antologia Literária Loja Maçônica Cotinguiba - conto, crônica e poesia - que contou com a participação de estudantes das redes particular e pública de ensino, não foi tão somente o lançamento de um livro; constituiu, sobretudo, um momento ímpar na vida de todos que lá se encontravam, principalmente na vida dos alunos. Alunos estes, em sua grande maioria, provindos da escola pública; aquela mesma que, há um bom tempo, é tão mal conceituada pela sociedade e tão mal assistida pelo poder público.
Foi gratificante ver o brilho nos olhos dos "pestinhas que não querem nada" e a alegria estampada no rosto de todos eles. Foi gratificante ver a sensação de dever cumprido nos semblantes dos professores. Foi gratificante ouvir as palavras do venerável mestre Jilvan Pinto Monteiro e ver em sua fisionomia a emoção de presidir aquela sessão: "das sessões abertas que presidi, esta foi a mais emocionante." Foi gratificante ver o trabalho realizado pelo acadêmico e cidadão Domingos Pascoal. Foi gratificante presenciar que o melhor de cada um daqueles "pestinhas" estava sendo retirado, numa clara demonstração de que nosso alunos têm qualidade e potencial; o que lhes faltam são incentivo e motivação por parte da sociedade, sobretudo de nós professores.
Realizações como esta demonstram que a sociedade organizada é capaz de transformar realidades em "preto e branco" em realidades "coloridas", plantando sementes de vida na quase vida sem sementes de boa parte das crianças de uma sociedade que ainda vive embrenhada no egoísmo, pai de todas as mazelas. Transformação sim. Pergunte a um desses alunos das várias periferias o significado de ter seu texto e seu nome num livro. Pergunte a essas crianças (a boa parte dessas crianças) a importância que o evento trouxe para suas "vidas severinas". Pergunte o leque de perspectivas que se abre na mente, na cansada mente do dia a dia desses adolescentes.
Por fim, parabéns ao irmãos (se assim me é permitido expressar) da Loja Maçônica Cotinguiba pela bela e significativa ideia, planejamento, organização e realização do evento. Parabéns à esperança e à cidadania ativa.

PS. Na visão de um professor que vivencia a realidade, a dura realidade, mas que prefere trabalhar a reclamar.


Prof. João Mendonça


Nenhum comentário: