segunda-feira, 7 de março de 2011

Décalogo da serenidade

Dez sugestões de conduta para o homem que deseja a paz:
  1.  Procurarei viver pensando apenas no dia de hoje, exclusivamente nesse dia, sem querer resolver todos os problemas da minha vida de uma vez;
  2. Hoje, apenas hoje, procurarei ter o máximo de cuidado na minha convivência, cortês nas minhas maneiras, a ninguém criticarei, nem pretenderei melhorar ou corrigir à força ninguém, senão a mim mesmo;
  3. Hoje, apenas hoje, serei feliz, na certeza de que fui criado para a felicidade, não só no outro mundo, mas támbém já neste;
  4. Hoje, apenas hoje, adaptar-me-ei às circunstâncias, sem pretender que sejam as circunstâncias a se adaptarem aos meus desejos;
  5. Hoje, apenas hoje, dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura, recordando que, assim como o alimento é necessário para a vida do corpo, assim a boa leitura é necessária para a vida da alma;
  6. Hoje, apenas hoje, farei uma boa ação e não direi a ninguém;
  7. Hoje, apenas hoje, farei uma coisa que me custe fazer e, se me sentir ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba;
  8. Hoje, apenas hoje, executarei um programa pormenorizado; talvez não o cumpra perfeitamente, mas ao menos escrevê-lo-ei, e fugirei de dois males: a pressa e a indecisão;
  9. Hoje, apenas hoje, acreditarei firmemente, embora as circunstâncias mostrem o contrário, que a providência divina se ocupa de mim como se não existisse ninguém mais no mundo;
  10. Hoje, apenas hoje, não terei nenhum temor. De modo especial não terei medo de gozar o que é belo e de crer na bondade.
(João XXIII)

Nenhum comentário: