terça-feira, 22 de março de 2011

Mitos sobre a educação

 Algumas 'verdades' absolutas construídas e praticadas ao londo de décadas por muitos 'educadores' estão sendo, aos poucos, colocadas em xeque; nem todos acreditam mais nessas 'verdades'.
São temas como a função mais importante da escola é formar cidadãos; muitas crianças não aprendem porque vêm de famílias desestruturadas; sem a possibilidade de reprovação,  os alunos perdem o respeito pelo professores, etc. dentre outros diversos. É o que aborda a Revista Nova Escola na reportagem de capa deste mês de março. Clique aqui e confira.
É realmente uma questão importante a ser pensada, refletida e, principalmente, levada a sério por todas as camadas da sociedade: autoridades competentes, pais, educadores, alunos, estudiosos e pesquisadores sobre o assunto.
Afinal, não existe sociedade evoluída - intelectual ou espiritualmente - sem a prátida de uma educação séria e responsável, num patamar de primordialidade que o assunto mereçe.

Um comentário:

ILIKE CHOPIN disse...

Esse assunto e por demais complexo. Os educadores estão desnorteado, procurando uam formula mágica que solucione ou que dê um indicativo do quê fazer para que os alunos possam compreender e serem compreendidos nesse processo delicado que a da aprendizagem educacional e social. o ser cidadão. As políticas sociais não conseguem alcançar essa desesperança que é o ensino no e do Brasil.As instituições apontam possiveis causadores do mal desenpenho dos alunos, mas não sugere , oun possuem metodos eficazes que possam no minimo atenuar esta problematica. Como proposta de melhor educação , a seduc de alguns estados estão implantando a progressão continuada nos primeiros 5 anos da vida escolar , que na minha opinião irá causar um mal maior.
Obs.Professor não deu pra ler a reportagem .