sábado, 15 de dezembro de 2012

III Primavera Literária - Letras de Itabaiana


Hoje - 15/12/2012 - foi realizada a III Primavera Literária do Colégio Estadual Eduardo Silveira. Este ano o evento teve seu foco na literatura 'serrana', de modo especial no livro Os Tabaréus do Sítio Saracura, do escritor Antonio Francisco de Jesus. O evento foi realizado pelos alunos das turmas 2º A1, 2º A2 e 2º B2, sob a coordenação do professor João Mendonça. 
Observando que a linguagem, enquanto discurso, é um meio de produção social, conhecimento e diversificação de culturas, o projeto buscou entender a obra e realizar suas atividades. Nessa direção, foram observados aspectos do regionalismo linguístico, de hábitos e tradições de um povo - os "tabaréus" de Itabaiana.
Cada turma foi dividida em três grupos com a responsabilidade de produzir uma dramatização, um documentário e uma atividade livre. Apesar das adversidades, todos, sem exceção, sairam-se muitíssimo bem e são merecedores de aplausos e dos meus cumprimentos, numa demonstração de que a escola pública pode produzir bons e proveitosos trabalhos. 
O evento contou com a participação do escritor e professor Robério Santos, do professor Rodrigues (atualmente na coordanação do Colégio Murilo Braga), da professora aposentada Joseja Perpétua, do ex-aluno Edeilson (hoje cursando Letras/Português na UFS), do historiador e pesquisador José Almeida Bispo e do escritor Antonio Francisco (o Saracura).  Na ocasão, o engrandecimento da III Primavera Literária também veio através de dois musicistas da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Kennedy Rocha e Lênisson Oliveira), os quais abriram o evento com uma apresentação da música Yesterday (Beatles), e, numa homenagem ao centenário de nascimento do Rei do baião - Luiz Gonzaga -, com a aprentação das músicas Lamento Sertanejo e Canto da ema.
Na ocasião foram entregues uma placa ao escritor em nome da comunidade escolar do Eduardo Silveira e uma moldura com a imagem do escritor, esta última em nome da turma do 2º Ano B2, representada pelo aluno Kennedy.
É importante ressaltar todo o apoio que a direção da escola deu ao evento, o auxílio do Aluno Rafael (1º Ano B1), da aluna Jéssica na responsabilidade pelas fotos, a participação de minha esposa (professora do Murilo Braga - Jussane), como também do professor Adelson Júnior, que não mediu esforços para ajudar no projeto durante toda a manhã deste sábado. A todos, os meus sinceros agradecimentos e a certeza de que o trabalho é o caminho.
Fotos do Projeto III Primavera Literária. Clique aqui.

2 comentários:

giz molhado disse...

Caro professor Mendonça;

Tenho pesquisado eventos que tenham a primavera como temática para promover em minha escola mais que uma simples comemoração. Essa semana descobri a "Primavera Literária" do colégio Eduardo Silveira e me encantei!
Que projeto maravilhoso! que forma perfeita de celebrar a Estação do Renascimento"!
Parabéns a você e todos seus alunos, verdadeiros protagonistas da Educação!

Professora Telma / Cruzeiro-SP

João Mendonça disse...

Olá, professora. Fico grato pela visita ao blog e que tenha gostado do trabalho. Fico à disposição para qualquer eventualidade e troca de experiência. Abraços.