sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do amigo

 "A amizade é como uma porta que ao abrir-se permite que nos inunde a luz inefável de um amor misterioso e nos convida a sair para o horizonte onde nasce o dia", já afirmava Christine Kavfmann.
A ponte da amizade que nos traz novos horizontes está cada vez mais fechada e menos acessível. O "desenvolvimento" e a "evolução" humana vieram acompanhados de prejuízos para a relação social, a relação afetiva de amor e fraternidade, livre dos sentimentos viciosos. Já dizia Santo Agostinho que "a verdadeira amizade só existe entre os que se unem por meio da caridade, derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".
Amizade... Palavra muito badalada e difundida entre os homens. Mas será que esse sentimento está sendo praticado com veracidade e desvinculado das intenções nebulosas? Esse sentimento nobre existe no seio da comunidade humana em sua profundeza de conceito?
Desde o início dos tempos o homem fala na amizade, no companheirismo, na confiança em seu semelhante. Contudo percebemos que desde o início dos tempos esse sentimento é praticado por poucos. Isso aconteceu e acontece devido ao atraso espiritual em que nos encontramos, devido ao grande número de sentimento viciosos, como o egoísmo, o orgulho e a inveja. Sentimentos esses que a maioria de nós ainda não se desvinculou, e todos, sem exceção, ainda possuímos em nosso íntimo, em maior ou menor grau, devido ao nosso afastamento com o Criador, verdadeira fonte luminosa para nossa vida.
Vivemos com inveja de nossos semelhantes, temos raiva quando alguém que conhecemos se destada mais que nós. Acreditamos que um bom amigo é aquele que possui posição de destaque financeiro e social, porque cultuamos a felicidade efêmera. Sinal de ignorância e atraso!
A caridade, a fraternidade, a lealdade, o perdão, o respeito, a humildade, todos esses sentimentos culminam no mais verdadeiro: o amor. E esse sentimento e atitude, muito comentado pelas religiões, está faltando neste mundo cruel e "atrasado", neste planeta em que ainda se pratica a guerra e pessoas morrem de fome.
O filme Caçador de pipas é um belíssimo - e raro - exemplo de amizade!
Percebe-es pessoas dedicando um tempo e importância sem limites a animais (irracionais) - não digo que não tenham importância - chegando ao ponto de "damas " da "alta" sociedade promoverem eventos grandiosos e milionários, quando essas despesas poderiam salvar vidas humans, vidas de irmãos. Isso, sim, seria amizade e fraternidade. Seria uma mão estendida, um ombro amigo, uma palavra de carinho e incentivo... um gesto de amor. Enfim, é o que a humanidade mais precisa, rápido e com urgência.
Portanto, acredito que a amizade só é verdadeiramente vivenciada quando existe o mair puro sentimento; o amor. E só conseguimos alcançá-lo quando nos desprovimos dos sentimentos que ainda praticamos, como o egoísmo - o pai dos piores vícios. E para alcançarmos o amor é preciso que nos espelhemos no maior dos homens; o Homem de Nazaré. Afinal, já dizia Amelinha em uma de suas músicas, "Jesus é verbo e não substantivo."




Um comentário:

Nadilce Beatriz disse...

Amizade não tem peço, meu amigo. É muitas vezes, mais que família.
Eu amo animais, verdade que suas companhias me fazem bem, mas suas amizades são uma parte da bênção divina, a outra, a maior, é o ombro de um amigo.
Bjs