segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Bestialidade humana


Na Roma Antiga, entre os anos 70 e 90 AC (antes de Cristo), foi construído o grande coliseu com capacidade para aproximadamente 50.000 pessoas. Entre outras funções, o coliseu serviu para o confronto entre gladiadores que travavam sangrentos combates até a morte, simplesmente para a diversão de milhares de pessoas.
Atualmente qualquer pessoa de bom senso não concordaria com essa ideia brutal de se divertir assistindo duas pessoas se digladiando até a morte. Foi o que eu pensei; que inocencia...! No último fim de semana o Brasil foi "invadido" por uma onda de notícias "gloriosas" destacando com honrosa galhardia que "esportistas" brasileiros esmagaram "esportistas" estrangeiros em combate.
Fiquei assombrado quando, no domingo, ao acessar a Internet, todas as páginas de notícias traziam como notícia principal reportagens e fotos assustadoras sobre esse "glorioso  massacre" dos brasileiros. Percebi que na plateia se encontravam ídolos do esporte brasileiro, pessoas admiradas por grande parte da população, personalidades políticas, "exemplos" a serem seguidos.
Será que só eu fiquei chocado com essas imagens? Só eu comecei a questionar essa avalanche de notícias que invadiu o noticiário brasileiro? Qual a diferença entre os espetáculos da Antiga Roma e esses terríveis confrontos entre seres humanos? Deixando de lado o período, nenhuma diferença encontrei. São espetáculos igualmente brutais e com a mesma finalidade: divertir o público!
Duas pessoas enjauladas em uma cerca como dois animais ferozes a se digladiarem e um monte de prazerosos a darem fortes gargalhadas... Que cenário... Que bestialidade...
Fico imaginando até que ponto a humanidade evoluiu, até que ponto podemos afirmar que nós humanos melhoramos enquanto seres humanos... Sei lá! Deleitar-se, divertir-se, satisfazer-se, alegrar-se com o combate sangrento entre dois humanos, com a agressividade animalesca entre duas pessoas... Será que sou eu que estou ficando doido? Porque eu não fico satisfeito, não me deleito, não me alegro com um espetáculo selvagem e aterrorizador como este que conceituam de esporte.
Começo a ficar com dúvida se é o fim do começo ou é o começo do fim...!
Sei lá!

3 comentários:

tecas disse...

Boa tarde, professor João Mendoça!
Infelizmente é o cenário que hoje se vive no futebol, não só no Brasil. Motivo de grande preocupação. Aonde vamos parar com atitudes bárbaras. Não existe diferença entre o passado e o presente... só na moda e na forma mais requintada de tortura. O desporto é um dos focos da violência, ao invés de ser descontração. A palavra competir...diz tudo.
Amei o seu texto. Muito bom. Saudações poéticas.

ILIKE CHOPIN disse...

Têm pessoas que ficam noites sem dormir assisitindo essas lutas do Vale TUDO. Muitas práticas desportivas têm como a violência, que o atrativo principal de lotarem arenas, Quanto maior o grau de violencia maior audiencia epresença de publico obterá.
Os valores estão todos invertidos. Ou o mundo é a representação viva da hipocrisia .

José Sousa disse...

Olá professor Mendonça!
Infelizmente é isso mesmo! Também penso da mesma forma que o amigo! Acho que os homens sempre foram loucos e desde aquela época aos dias de hoje nada mudou! Pelo contrário, acho mesmo que piorou. O ser humano é o bicho mais estupido que habita a terra! Os outos, lutam ou matam, por instinto ou para se alimentarem! O bicho homem, mata até por prazer e para fazerem outros, estupidamente, rirem!
Os meus parabéns pelo seu texto, adorei!

Um grande abraço.