quarta-feira, 27 de julho de 2011

Do vestibular para a vida

10 dicas para a prova de redação que são úteis também para o dia a dia.
  1. Atenção ao que se propõe - Uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita que o candidato fuja do tema ou só o tangencie.
  2. Examine a antologia - Trechos selecionados pela prova cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerda da situação-problema em questão.
  3. Siga as instruções - Desrespeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas escritas, bem como não entregar a prova à tinta, podem desclassificar o candidato.
  4. Faça um rascunho - É nessa etapa que se organiza as ideias, esquematizando-as em parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertação: introdução (apresentação da tese a ser defendida); desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se expõe uma solução ou desfecho para o tema).
  5. Norma Culta - O domínio da língua não implica necessariamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples. Convém evitar períodos longos demais e vocabulário pedante, bem como clichês e generalizações vazias.
  6. Marcas de oralidade - Expressões de fala cotidiana, como "né", "ok" ou "tá", por exemplo, não têm lugar numa redação. Palavras obscenas também devem ser evitadas, a menos que indispensáveis ao tratamento do assunto.
  7. Sem internetês - Abraviações do tipo "vc", "hj", "td", etc. podem tirar pontos de uma redação que não está na situação de comunicação que exige o internetês. Nenhum leitor é obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convém não usar nenhum tipo de abreviação não explicada, pois se corre o risco de fazer uma abreviação equivocada.
  8. Manter a pessoa do discurso - Convém manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto - seja a 3ª do singular ("entende-se que ela tenha agido assim...") ou a 1ª do plural ("vivemos uma era tecnológica...").
  9. Revisão final - É aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não passem possíveis deslizes gramaticais, erros de concordância, etc. Além disso, repetições e redundâncias, comuns quando se escreve com pressa, podem colocar a redação a perder.
  10. Exercite - Escrever e reescrever textos ajuda a criar hábito.
FONTE: Revista LÍNGUA Portuguesa

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sou uma calouro(especialmente na idade). Mas tenho uma grande dificuldade em redigir , pois não suporto o tal do rascunho. E daí o meus textos, veem sempre carregado de deslize gráficos e ortográfico.
Não consigo fazer a tal revisão, se o fizer mudo tudo.
Já fui alertada para essa dificuldade .
Em concursos publicos redijo froma rápida para não perder a linha de raciocínio...e esqueço de letras.
meire...