quinta-feira, 28 de abril de 2011

A importância da liberdade de criação e expressão

Trabalho a disciplina Redação em minha prática diária e esta semana tive uma "surpresa" na correção de alguns textos descritivos. Coloco surpresa entre aspas porque o aluno que escreveu já mostra capacidade e dedicação há algum tempo. Então decidi disponibilizar para os colegas de classe e meus outros alunos o texto aqui, chamando a atenção para a importância de darmos liberdade de criação e expressão ao aluno.

PASSEIO
"Olhos abertos e observadores. Assim se percebiam cada vez mais as caractarísticas da cidade de Brejerana. Fria, calma e, principamente silenciosa, a avenida mostrava ser um típico lugar situado em uma cidadezinha sem "valor algum".
A cada passo dado percebia-se o não uso dos veículos que ali estavam e apenas um conjunto pequeníssimo de pessoas que já se voltavam para dentro de suas casas, impulsionadas pelo sono. Percebendo o olhar de algumas pessoas, via-se rostos enrugados, olhos pesarosos a ponto de fechar-se, e entre outros a expressão de extremo cansaço.
Alguns poucos 'ditos cujos' demonstravam uma expressão alegre ou cheia de suspense próximos à praça que se seguia ao lado esquerdo em minha direção da avenida, e poucos praticavam o futsal, mas demonstravam ser craques nesse esporte, com dribles 'humilhantes' e gols dignos de comemorações um tanto diferentes.
Mais além da praça encontrava-se uma garota de olhos e pele um tanto escuros, além de um corpo que chamava a atenção de muitos com uma beleza exuberante.
Ao final do passeio, tudo ficou captado na mente, cada característica e forma das pessoas, apesar de ser algo fácil de esquecer".

Huankledson Souza Andrade
2º Ano A1

3 comentários:

ILIKE CHOPIN disse...

Escrever "bem" e uma arte muito difícl, é mais que capacidade inteletual..
Existem muito sitios que tratam de publicação dissertativa, mas existe um em especial que é bem interessante , pois atende a mestres letrado como um iniciante sem qualquer pretensão literária, escrever por prazer, como externação.E esse cantinho é o recantodasletras.com.Lá crimaos asas a nossa imaginação criadora.

Anônimo disse...

Imaginação criadora foi muito boa

Huankledson disse...

grato pela publicação.