sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicas para criar o hábito da leitura

Diante de tanta evolução das TICs (Tecnologias de informação e comunicação), dentre outros fatores, fica difícil criar o tão saudável hábito da leitura, principalmente em um país onde este hábito nunca foi forte e, aqui pra nós, onde a educação nunca foi levada a sério
Lembro-me de uma frase dita pelo ilustre itabaianense Vladimir Souza Carvalho: "Quem lê alcança o sucesso." 
A leitura nos permite o acúmulo de informações, que nos levam à criação do conhecimento. Então, algumas dicas de como construir o hábito da leitura.
  1. Escolha um assunto que seja interessante para você. Não adianta brigar com as nossas preferências - se você não tem o costume de ler, não adianta tentar começar com O Banquete, de Platão. Gosta de futebol? Que tal começar pela biografia de um grande jogador? Se você ama gatos, talvez um belo exemplar sobre a vida e os hábitos dos bichanos seja sua melhor pedida.
  2. Não gostou do livro que começou? Troque! Por que insistir num título que já desagradou nas primeiras páginas? Não se force a nada - pelo menos quando estiver tentando entrar no mundo da leitura.
  3. Revista de fofoca, bula de remédio, embalagem de alimento, gibi, manual de celular. Vale tudo para iniciar o hábito de ler: a dica não é apenas para os temas, mas também para os tipos de "obras".
  4. É de pequenino... que se forma o hábito da leitura. Se você tem filhos ou convive com crianças, dê uma forcinha: leia com elas, leia para elas, peça para elas lerem. Tudo isso, lógico, de acordo com o conhecimento delas, a idade e os temas que interessem.
  5. Descubra quando, onde e como você gosta de ler. Toda forma e válida: em silêncio, deitado, no ônibus, ouvindo música... Cada um tem uma preferência. Pode ser até um exercício de autoconhecimento.
  6. Essa é para os educadores: na escola, a leitura não pode ser apenas por obrigação. Reserve espaço no cronograma para que os estudantes possam escolher os livros que preferem (adequado o grau de complexidade). Você vai perceber que eles começarão a desenvolver critérios para as escolhas e tendem a se tornar bons leitores quando adultos.
  7. Frequente bibliotecas. Livro de papel é caro e ocupa espaço - pegar títulos emprestados pode ser uma boa opção para quem está começando. Outra dica são os sites que diponibilizam obras para serem baixadas (de graça).
  8. Se você prestar atenção, a escrita está em todo canto. É importante mostrar para as crianças o que os educadores chamam de "função social da escrita". Faça a lista de supermercado, deixe bilhetes, mostre o letreiro dentro do elevador...
 FONTE: UOL educação

2 comentários:

José Sousa disse...

Amigo João!
Este texto está muito bem imaginado. Ele é dos que me dão gosto de ler.

Um abraço e bom fim de semana.

transpondo-barreiras.blogspot.com

tecas disse...

Um belíssimo texto. Uma bela lição, para refletir. Cada um deve saber o caminho que deve percorrer ou quer percorrer.
Aplauso, professor João Mendonça.
Os seus alunos devem-no adorar:)
Saudações poéticas