domingo, 8 de julho de 2012

Educação: é preciso mudar!

O ensino no século XXI precisa ser dinâmico, reflexivo, investigador, facilitador, transdisciplinar, expressivo, significativo, conceitual e que promova a autonomia do sujeito, tendo como foco os valores e direitos universais. Toda essa mudança traz consigo desafios aos profissionais da educação, por isso o professor precisa sempre se aperfeiçoar com o intuito de acompanhar o ritmo dos avanços, como também encontrar subsídios que o auxilie na sua prática docente.
Ensinar nos dias atuais é auxiliar o educando a construir sua identidade pessoal, cultural e profissional, ou seja, construir o seu projeto de vida. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades necessárias ao descobrimento de seu espaço pessoal, social e profissional,  tornando-o cidadão crítico, consciente, realizado, produtivo e capaz de enfrentar problemas. E para que isso aconteça torna-se necessário o desenvolvimento de ações didáticas contextualizadas.
É necessário analisar e rever conceitos e métodos, incorporando novas práticas pedagógicas que reflitam as transformações da sociedade globalizada do século XXI viabilizando o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Ensinar, hoje, é usar a atualidade no ensino mostrando o caminho de ligação entre o conhecimento escolar e a realidade para que o aluno continue aplicando o conhecimento na sua vida fora das paredes adadêmicas.
Estamos vivendo uma nora era - a era dos avanços tecnológicos. Para que a escola esteja inserida nesse contexto, o educador (e a escola) deve refletir sobre a sua prática e propor metodologias inovadoras incluindo recursos tecnológicos que desenvolvam no aluno o senso de investigação e o raciocínio lógico, instigando o mesmo aprender a aprender. Nesse contexto, a função do professor é de mediador e facilitador, auxiliando a pesquisa para que os alunos possam desenvolver os seus saberes.
Dessa forma, é possível aproveitar o conhecimento que o aluno já traz em sua bagagem, pois o mesmo é fruto de uma sociedade informatizada que chega à unidade escolar com "intimidades" de informações sobre as mais variadas tecnologias.
Nesse contexto, é necessário o educador estar atento à questão da condição humana, enfrentar as incertezas, ensinar a compreensão e a ética do gênero humano para contibuir na construção do conhecimento e na formação de cidadãos capazes de enfrentar os problemas que lhes forem abordados em suas vidas.


4 comentários:

Adelson Júnior disse...

Sábias palavras.Pena que alguns professores continuem ensinando como no século passado e exigindo que os alunos se comportem da mesma forma.

Henrique Araújo disse...

Realmente a informatização na metodologia de ensino é um fato presente em nosso cotidiano, e como você bem falou, tanto professores quanto a escola em geral devem se adaptar o quanto antes a esse método sistematizador de ensino. Particularmente acho louvável essa mudança até porque a tecnologia nos poupa tempo para fazer o que realmente é importante. Parabéns pelo post.

João Mendonça disse...

Na verdade, Adelson, ainda existem professores que não sabem sequer digitar uma prova que (supõe-se) elaborou. Provas estas que são iguais às aulas: do século passado para alunos do século XXI!

João Mendonça disse...

Em algumas escolas, Henrique Araújo, mesmo públicas já existem equipamentos de informática disponíveis para o professor, resta este procurar se atualizar ciberneticamente!