terça-feira, 16 de agosto de 2011

Dúvidas...

Como pessoa que gosta de ficar atualizada sobre os acontecimentos e alguém que gosta de ler, além de gostar também de escrever, ultimamente me deparo com textos e títulos de notícias que me causam desgosto como professor e pesquisador da língua portuguesa.
Alguns responsáveis por blogs e sites poderiam ter mais cuidado na hora de publicar uma notícia, um texto ou coisa parecida, procurando auxílio de um especialista ou mesmo de alguém com mais conhecimento sobre a escrita. Ninguém é obrigado a ter intimidade de professor com a língua de sua comunidade, mas é aconselhável que não agrida o leitor.
Erros são comuns acontecerem! Mas quando se trata de um site ou blog de notícias se faz necessário um pouco mais de atenção e respeito para com quem vai ler tais textos.
Como professor de Língua Portuguesa e curioso, neste espaço tento esclarecer algumas dúvidas sobre concordância verbal.
  • Sujeito simples e a concordância com expressões que indicam porcentagem -  Neste caso a concordância depende da presença ou da ausência de outra palavra depois de tais expressões. Aqui temos duas situações:
  1. Quando o sujeito for formado de porcentagem não seguida de outra palavra, o verbo concorda com o número da porcentagem. Ex.: Considerando o alto valor do prédio, 8% significam um bom dinheiro. Ex.: Dentre os empresários consultados, apenas 1% conhece o projeto.
  2.  Quando o sujeito for formado de porcentagem + palavra no singular ou plural, o verbo concorda com a palavra. Ex.: Apenas 1% dos empresários consultados conhecem o projeto. Ex.: 25% dos entrevistados pretendem gastar todo o 13º salário.
Espero poder ajudar acabando essa pequena dúvida!

3 comentários:

José Sousa disse...

Muito bem meuamigo prof. João!
Essa dúvida, para mim, acabou mesmo. Gostei desta explicação.

Tenha uma boa semana.
Um abraço.

ILIKE CHOPIN disse...

Professor João
A língua Portuguêsa , principalmente a escrita e muito complexa.Por isso o uso de subterfugios par a tentar enganá-la.E quando ocorre as tais agressões à Lingua.
Conheço um tb professor que é revoltada com essa grande incidencia nos blog. "Querem assasinar a Lingua portuguesa"deveriam ter mais cuidado.(fala dele)
Poste muitos artigos acerca da concordancia nominal,e verbal e do novo acordo.
Agrademos pelas dicas futuras.

João Mendonça disse...

Obrigado, Ilike, pelo comentário!
Na verdade, devemos sempre simplificar na hora de escrever. Sempre usar as palavras que cohecemos e nada de inventar.
Abraço fraterno!