sexta-feira, 15 de julho de 2011

O Brasil pode mudar


Este é o mapa político do Brasil atual. Mas esta imagem poder ser alterada com o acréscimo de alguns  nomes, como Gurguéia, por exemplo. É que tramitam no Congresso Nacional projetos que criam novos estados a partir do desmembramento de alguns desses estados, principalmente aqueles com maior dimensão territorial.
Nesse caso o Brasil passaria de 27 estados - contando com o Distrito Federal - para 38 estados, o que mudaria o quadro das regiõs brasileiras.
Realmente, estados como a Bahia, o Pará e o Amazonas, por exemplo, possuem uma dimensão territorial muito extensa e uma distribuição populacional muito irregular, o que causa uma distribuição de atenção desigual por parte das autoridades desses respectivos estados. Consequentemente também causa uma desigual distribuição de renda, gerando grandes problemas socioeconômicos.
O que se questiona é se a criação desse "novo Brasil" é uma tentativa de descentralizar a atenção à população, trazendo com isso uma melhor organização e um melhor gerenciamento da 'máquina' pública, respingando em uma melhor distribuição sócioeconômica, ou é uma tentativa de descentralizar os benefícios que o poder traz para quem comanda!?
Clique aqui e veja como ficará o "novo Brasil" se os novos estados forem criados.
Ao menos em algum aspecto o Brasil pode mudar!

Um comentário:

ILIKE CHOPIN disse...

Com certeza estamos a entender que vai gerar uma melhor organização e um melhor gerenciamento da 'máquina' pública, respingando em uma melhor distribuição sócioeconômica Do contrario muitos seriam contra e p peblescisto teria um resultado negativo.
Entender o real interesse nessa divisória / e atentar contra nossa sanidade, naõ sabemos a dimensão da real situação. O que percebemos a todo momentos são infinitas suposições. E não podems nos orientar, nos permitir formar uma opinião fundamentada . So´continuar a nos situar a formar conjectura favoraveias ao nosso anseio. Melhor acreditar numa realidade favoravel a população. Acreditar e naõ afirmar.