terça-feira, 19 de julho de 2011

Dia do amigo

"A amizade é como uma porta que ao abrir-se permite que nos inunde a luz enefável de um amor misterioso e nos convida a sair para o horizonte onde nasce o dia", já afirmava Christine Kavfmann.
A ponte da amizade que nos traz novos horizontes está cada vez mais fechada e menos acessível. O "desenvolvimento" e a "evolução" humana vieram acompanhados de prejuízos para a relação da própria humanidade, a relação afetiva de amor e fraternidade, livre dos sentimentos viciosos. Já dizia Santo Agostinho que "a verdadeira amizade só existe entre os que se unem por meio da caridade, derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".
Amizade... Palavra muito badalada e difundida entre os homens. Mas será que esse sentimento está sendo praticado com veracidade e desvinculado das intenções nebulosas? Esse sentimento nobre existe no seio da comunidade humana em sua profundeza de conceito/
Desde o início dos tempos o homem fala na amizade, no companheirismo, na confiança em seu semelhante. Contudo, percebemos que desde o início dos tempos esse sentimento é praticado por poucos. Isso aconteceu e acontece devido ao atraso espiritual em que nos encontramos, devido ao grandé número de sentimentos viciosos, como o egoísmo, o orgulho e a inveja. Sentimentos esses que a maioria de nós ainda não se desvinvulou, e todos, sem exceção, ainda possuímos em nosso íntimo, com maior ou menor grau, pela falta de aproximação com a Luz Divina, verdadeira fonte luminosa para nossa vida.
Vivemos com inveja de nossos semelhantes, temos raiva quando alguém que conhecemos se destaca mais que nós. Acreditamos que um bom amigo é aquele que possui posição de destaque financeiro e social, porque cultuamos a felicidade efêmera. Que ignorância e atraso!
A caridade, a fraternidade, a lealdade, o perdão, o respeito, a humildade, todos esses sentimentos culminam no mais verdadeiro: o amor. E esse sentimento e atitude, muito comentado pelas religiões, está faltando nesse mundo cruel e "atrasado", nesse planeta em que ainda se pratica a guerra e pessoas morrem de fome. Nesse contexto, recomendo o filme O Caçador de Pipas; um belíssimo - e raro - exemplo de amizade!
Percebe-se pessoas dedicando um tempo e importância sem limites a animais (irracionais) - não digo que eles não tenham importãncia - chegando ao ponto de "damas" da "alta" sociedade promoverem eventos "grandiosos" e com elevados custos, quando essas despesas poderiam salvar vidas humanas, vidas de irmãos. Isso, sim, seria amizade. Seria uma mão estendida, um ombro amigo, uma palavra de carinho e incentivo, um gesto de amor. São ações como estas que a humanidade precisa, rápido e com urgência.
Acredito que a amizade só é verdadeiramente vivenciada quando existe o mais puro sentimento: o amor. E só conseguimos alcançá-lo quando nos desprovimos dos sentimentos que ainda praticamos, como o egoísmo - o pai dos piores sentimento.
Para alcançarmos o amor é preciso que sigamos o maior dos homens: o Homem de Nazaré. Afinal já dizia a cantora Amelinha em uma de suas músicas "Jesus é verbo e não substantivo".

3 comentários:

José Sousa disse...

Caro amigo João!
Como sempre adoro os seus escritos.Este foi mais um que adorei ler.
Agora que a saúde da minha mãe retornou já me encontro em forma para dar continuidade aos capitulos lá no meu "Transpondo Barreiras". Terça-feira lá estarei com o 15º Capitulo.
Passe um bom Domingo.
Um grande abraço.

Grayce kelly disse...

Boa noite professor João seu blog está entre os meus preferidos.Parabéns e tudo de bom!Grayce Kelly funcionária do Eduardo Siveira.

João Mendonça disse...

Oi, Grayce! Obrigado pelas palavras e pela preferência deste espaço!
Abraço fraterno!