sexta-feira, 20 de maio de 2011

Internet: lugar de autoria ou plágio?

E-mail, blog, fórum, chat, wiki, etc., em vez de lápis, caderno, livro, borracha, máquina datilográfica; é essa a realidade do século XXI. Denominar alguém como alfabetizado ou não na contemporaneidade segue outros critérios que não os tradicionais.
As ferramentas de autoria advindas na web têm dado uma dinamicidade muito grande no processo de pesquisas, criação e publicação de trabalhos, com uma abrangência de público também maior e, automaticamente, mais democrática. Porém, trazendo consigo uma preocupação: a confiabilidade e a veracidade das pesquisas e autorias encontradas na rede.
Com o advento das wikis, por exemplo, que procuram a socialização de autoria de publicações, a vulnerabilidade no uso e na procedência, apesar das facilidades encontradas, aumenta gigantescamente. Isso devido à má índole por parte de um grande número de usuários, apesar de pessoas honestas e com boa intenção e confiabilidade acadêmica támbém se utilizarem desse meio.
Tanto de autoria quanto de plágio, a internet pode ser conceituada como lugar adequado. Esse conceito vai depender de quem usa e com que intenção usa. Existem pessoas que procuram enriquecer a rede com publicações e programações de forma sincera (embasada cientificamente ou não). Enquanto isso há um grande número de publicações sem basagem científica ou responsabilidade nenhuma, baseado apenas em cópias e que não são confiáveis, constituindo, dessa forma, plágio.
Apesar do "estilo solidário", as wikis, como a wikipédia, por exemplo, que possui colaboradores baseados em um projeto coletivo motivador, não são totalmente confiáveis, assim como boa parte das fontes divulgadas na rede.
Mesmo com as "facilidades" encontradas em pesquisas feitas na web, faz-se necessário um critério muito rígido e uma "peneira" bem feita nos endereços eletrônicos pesquisados e/ou publicados.

3 comentários:

ILIKE CHOPIN disse...

A internet é o achado mais importante do seculo / um experimento que pode apontar caminhos a luz ou as trevas.É um mecanismo facilitador , por mais que queiramos despreza-lo tornou -se quase impossivel viver sem ele , falando como elemento de pesquisar, E o que podemso chamar de uma mão na roda. Eu particularmente não gosto de pesquisar sempre na internet quando tenho um trabalhop a realizar, por vezes , eu faço o trabalho e só depois tiro minhas duvidas , consultando os textos dispostos na internet. Porém quanto a postagem em blog,,sou um plagiatora de carterinha, mas sempre edito o autor(es) do(s) texto(s).
O meu blog não tem um compromisso social, vou arquivando artigos interessantes, como se fosse uma paginas de favoritos, é um blog de variedades sem qualquer pretensão

José Sousa disse...

Amigo João!
Adoro os seus textos e este assino por baixo. Muito bem construido.

Um abraço e boa semana.

Transpondo Barreiras.

Antônio Carlos disse...

Fazer o plágio mas, colocando os verdadeiros criadores da obra não é considerado crime. Caso não informe a autor da obra é crime e mesmo que não tenha na lei é um caso imoral. Agora, o que tem de gente enviando email sem base e confirmação da veracidade daquilo que está escrito. Por exemplo, acabo de receber um email denunciando que a Petrobras aumentou a gasolina! Já faz dois anos que a Petrobras não aumenta a gasolina (mas, a gasolina está cara) e sim os donos dos postos de gasolina é que estão aumento o preço do combustível, o mesmo ocorre em relação ao álcool etanol. Tem um emails que fala que o congresso vai extinguir o décimo terceiro (em tempo em tempos ele reaparece). Acredito que essas pessoas é que fazem a internet perder um pouco de confiança como fonte de pesquisa!!!!