quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Colhendo os frutos

O homem colhe aquilo que planta. Essa verdade faz parte das leis da própria natureza, e estas são imutáveis.
Hoje tive uma notícia por demais agradável e emocionante: um dos meus alunos, sob nossa orientação, (Jeferson Santos Santiago - 3º Ano A 1) obteve o 2º lugar em um concurso estadual de redação promovido pela TV Sergipe; o Prêmio de Redação TV Sergipe 40 anos, em comemoração ao quadregésimo aniversário da TV, com o tema "A responsabilidade social da televisão".
Isso é nada mais nada menos do que a colheita de uma semeadura feita através de um trabalho construído com dedicação e esforço ao longo de todo o ano letivo, de um trabalho que acredita na educação pública - mesmo na escola quase tudo incentivar para o 'nada' - de um trabalho parceiro entre aluno/porofessor, numa vertente em que o aluno é agente na construção do próprio saber, do próprio conhecer.
 Parabéns a Jeferson e a toda sua família, que sempre o apoia!
Assita aqui ao vídeo com a divulgação dos primeiros colocados no concurso.

Abaixo a redação que obteve o 2º lugar no concurso.

A responsabilidade social da televisão
A televisão, numa perspectiva globalizada, mais que nunca apresenta um elevado caráter social, de forma a possibilitar uma maior democracia e interatividade entre os povos, seja no campo político, cultural, econômico, esportivo, contribuindo, assim, para as mais diversas manifestações, sobretudo em prol dos menos favorecidos social e economicamente.
No que diz respeito à democracia e interatividade entre os povos, as emissoras de televisão abrem espaço em sua programação para programas relacionados à política e a temas do cotidiano, abrindo espaço para a reflexão da sociedade sobre questões como a representatividade política (qual candidato vai representar melhor a população), como também questões sobre o bulling nas escolas, a anorexia e doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo.
A televisão também abre espaço para os esportes, mostrando o quanto é importante para a saúde a prática de exercícios físicos. Existem ainda os esportes olímpicos - corrida, nado, remo, etc. - e os paraolímpicos, estes destinados a pessoas com deficiência. Essa prática esportiva demonstra, através da televisão, que tudo é possível, basta acreditar em si mesmo.
Na televisão há campanhas e projetos direcionados para a melhoria de vida da sociedade mais carente, como os moradores de áreas menos assistidas pelo poder público e com pouco ou nenhum grau de instrução, com objetivo de incluir essa camada da população no mercado de trabalho, como também programas de apoio à criança com deficiência.
Programas como o Criança Esperança ajudam crianças com deficiências, através da mobilização de todas as classes da sociedade por meio de ligações ou pela internet, tendo a TV como principal meio de divulgação.
A televisão, por meio de programas jornalísticos, tem o poder de investigar e denunciar irregularidades de atos e situações que não cumprem as leis regidas pela sociedade e pelo país, denunciando autoridades corruptas, roubos, assassinatos, estupros, enfim qualquer tipo de atentado às leis.
Ela também oferece à população programas em favor da educação, com o objetivo de ensinar de forma diferenciada sobre a Matemática, o Português, a História, ou seja, conteúdos que fazem parte do cotidiano escolar. É o caso do Telecurso 2000, um programa da Rede Globo com o canal Futura, que tem a finalidade de transmitir esses conteúdos de forma a serem aproveitados melhor no dia-a-dia.
Ainda existem os programas que mostram a diversidade cultural e geográfica existente no país. É o caso dos programas Globo Mar, Globo Natureza e Globo Repórter, os quais apresentam os inúmeros tipos de culturas, vegetações, climas, forma de falar e dos mais diversos pontos turísticos do país.
Em síntese, a TV tem um importante papela social, pois ela possui o poder em suas maõs de ajudar, ensinar e sensibilizar as pessoas, contribuindo de forma significativa nas questões sociais, políticas e econômicas, para a transformação da sociedade.

5 comentários:

Sane disse...

Parabéns João, e ao aluno. Papai, João, Desejamos que vç sempre faça parte daqueles que horam o que faz e com amor Beijos de Sane e Biel.

PREUNI disse...

Esse é o resultado do excelente trabalho que desenvolve nessa escola.Muitos méritos ainda virão!Mas, creio que o maior prêmio para este aluno e tantos outros é ter o prazer de ser ou ter sido seu aluno!
Prabéns João,você é uma pérola e com fé em Deus contamos com a sua dedicação no PRÉ-UNIVERSITÁRIO DA SEED.

Josiane Andrade
Coordenadora Pedagógica
Programa Pré-Universitário/DASE/SEED

João Mendonça disse...

Obrigado, Sane e João Gabriel! Também amo vocês!

João Mendonça disse...

Obrigado pelas palavras, professora Josiane! É gratificante quando o aluno coloca em prática o que aprendeu em sala de aula!

Mateus Matos disse...

Jeferson e João ,parabéns pela conquista que vocês nos deram . Imagine eu vi na TV Passar o nome do "Meu Colégio" e de um grande amigo(que se Empenhou, e fez o que pode para receber esse Prêmio.) que foi orientado por um enorme PROFESSOR(que antes de mais nada cumpri sua função , CORRIGI e ENSINA extremamente bem.)
Parabéns !!!!