terça-feira, 12 de abril de 2011

O exemplo é o melhor caminho


"Perdo-e me, pai. É importante que leia o meu desabafo. Sempre falei que, quando crescesse, queria ser igual ao senhor. Mas infelizmente, eu mudei de ideia, não imagina o que sofremos quando anoitece e não vem para o jantar, pois só chega em casa de madrugada; assim mesmo embriagado.
[...]
Antes de terminar, quero que saiba de uma coisa: o voto que fiz de amá-lo e respeitá-lo, querer-lhe bem, hei de cumprir, mas... quando eu crescer não quero ser igual ao senhor"
Trecho do texto Testemunho de um filho, do livro
Almanaque Santo Antônio 1995, Editora Vozes, pg. 18 e 19.

Usei o texto acima para introduzir um relato.
A educação não consiste apenas em ensinar a ler e escrever acrescentando a esse processo informações acadêmicas na construção do conhecimento - o que é importante e necessário -, mas também, e fundamentalmente, dar o exemplo.
A sequência dos quadros acima constitue uma mostragem de costumeira atitude de determinados "educadores"!
É proibido o aluno usar o celular em sala de aula (o que sou a favor), afinal sala é lugar para estudo. Mas por que é liberado o uso do mesmo aparelho para o professor?! E ainda para completar, se o aluno questiona o professor, este responde dizendo "eu posso. Estudem para chegar onde eu cheguei".
Isso não é, definitivamente, atitude de um educador, e sim abuso de hierarquia.
Não se cobra algo que não se dá.
Sei que a educação enfrenta problemas das mais variadas espécies e que todos - autoridades, pais, professores, alunos, sociedade em geral - temos uma parcela de culpa. Mas alguns "educadores" precisam rever o modo como se comportam em sala de aula, afinal de contas o educador é vitrine, é exemplo para os adolescentes do hoje e adultos de amanhã.
Depois, esses mesmos "educadores" ficam a cobrar, cobrar e cobrar... Mas qual é a moral que tem aquele que cobra sem antes dar?
É um discurso hipócrita, disfarçado... É muita cara de pau!
Desculpem-me, mas queria socializar essa questão.

PS. Sei que a questão do celular na escola é um ponto polêmico. Mas se é lei, se está no regimento da escola, é para todos, alunos e professores. Afinal, "pau que dá em chico dá em Francisco"!

5 comentários:

Marcelo Leite disse...

Exemplo, tá ai uma atitude mais forte do que qualquer discurso, regimento ou lei. É pelo exemplo que formamos, não pelo que falamos. E quando nossa ação é oposta ao discurso caimos na hipocrisia. "Estudem para chegar onde eu cheguei", acho que não, estudem mais um pouco do que eu, porque eu ainda tenho muito a aprender, principalmente a ser civilizado e respeitar o próximo.

José Sousa disse...

Caro amigo João! São escritos como este que arrepia a minha alma! Sem dúvida, uma bela postagem! "O voto que fiz de amá-lo e respeitá-lo, querer-lhe bem, hei de cumprir, mas... quando eu crescer não quero ser igual ao senhor". Eu penso da mesma forma, pois tambem se passou na minha vida.

Um grande abraço
PS Obrigadão pela forma que comenta lá no meu espaço! Muita força vc me dá!

Nadilce Beatriz disse...

Com certeza que o exemplo vem sempre 'de cima'. As leis são para serem cumpridas, de humanos para humanos, fraternidade, ninguém é superior a ninguém.
Magnífico texto.
Mas o que mais me comoveu foi o trecho 'o voto que fiz de amá-lo e respeitá-lo, querer-lhe bem, hei de cumprir, mas... quando eu crescer não quero ser igual ao senhor'.
Bjs

tecas disse...

Professor João Mendonça,tem toda a razão quando afirma que os exemplos têm de vir de cima. Nenhum pai pode censurar um filho se não fôr um exemplo em suas atitudes, se o não orientar com uma boa educação.As leis e as regras começam no seio familiar.
Excelente texto. As imagens são bem representativas.
Uma vénia.
Bfds.
saudações poéticas.

Antônio Carlos disse...

Prof. João, eu particularmente sou contra o suo de celular em sala de aula (por professor ou não). Se o aluno recebe uma chamada o correto é sair e atender o telefone fora da sala de aula. Da mesma maneira que se alguém chegar te procurando (ou algum aluno) o correto e a pessoa e o professor e receber o recado no corredor e procurar não atrapalhar o andamento da aula e mesmo assim se for algo que tenha pressa em ser atendido. Mas, conheço alguns professores que realmente atendem e conversam no ambiente da sala dando mau exemplo!!!!