sexta-feira, 1 de abril de 2011

Campus Alberto Carvalho começa a colher frutos

Ontem à noite na sede da CDL de Itabaiana a UFS Campus prof. Alberto Carvalho começou a colher seus frutos. Foi lançado pela editora-ufs o livro Múltiplos olhares sobre a educação básica, organizado pelas professoras Edinéia Tavares - Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da UFS - e Gicélia Mendes da Silva - Doutora em Geografia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) com a participação de alunos do próprio Campus.
O livro é resultado do CEMEEB - Curso de Especialização em Metodologias de Ensino para a Educação Básica - uma das primeiras experiências na formação continuada de professores no contexto do Projeto de Expansão da UFS, desenvolvido no período de novembro de 2007 até maio de 2009.
É possível encontrar nas páginas desse livro assuntos que fomentam a produção científica e a qualificação de profissionais da região na pesquisa e docência, implementando práticas educativas e oferecendo subsídios ao aprimoramento de metodologias de ensino por meio de troca de experiências interdisciplinares.
A solenidade contou, entre outras, com as presenças do atual diretor do Campus Alberto Carvalho, o prof. Dr. Marcelo Alário Ennes, do vereador Olivier Chagas, da DRE'03 na pessoa da professora Bernadete e do primeiro diretor do Campus, o prof. Dr. Francisco Sandro Rodrigues Holanda, que na ocasião recebeu a grata notícia, aprovada pela Câmara de Vereadores de Itabaiana, de que agora é cidadão itabaianense.
Outro fruto colhido pelo Campus foi a notícia de que dos 10 cursos iniciais 09 obtiveram nota 4 (quatro) em avaliação feita pelo MEC, numa escala que vai de 0,0 a 5,0.
O momento constituiu - e constitui - não só uma vitória do Campus Alberto Carvalho, mas de toda a sociedade itabaianense. Sociedade essa que demonstra há muitos anos dinamicidade, inteligência e coragem para a luta diária nas mais diversas áreas, somadas agora ao mundo acadêmico com a presença do Campus na cidade.

Tomara que com o começo da colheita desses frutos por essa importante instituição acadêmica a cidade também evolua ainda mais enquanto sociedade moderna e democrática, deixando de pensar e agir 'pequeno' começando a pensar e agir de forma 'grandiosa'.
Parabéns às professoras coordenadoras do livro, aos alunos-autores que participaram do Curso Especialização em Metodologias para a Educação Básica e a toda a sociedade acadêmica Campus Prof. Alberto Carvalho.

6 comentários:

tecas disse...

Parabéns aos autores do livro « Múltiplos olhares sobre a educação básica». Parabéns à associação e parabéns a si, prof. João Mendonça, por divulgar num excelente texto, no seu blog o lançamento do livro.
Abraço amigo e bom fim de semana.

Antônio Carlos disse...

engraçado de Itabaiana é vermos os que conseguem chegar até a univesidade se destacar nos meios acadêmicos pela quantidade e qualidade destes. Em contramão, a cidade de Itabaiana tem um alto índice de analfabetismo (segundo último Censo do IBGE). Daria um ótimo assunto para pequisa

José Sousa disse...

Tmbém quero dar os meus parabéns, pois um livro é sempre um tesouro.

Um abraço e bom fim de semana.

João Mendonça disse...

... outro fator engraçado de Itabaiana, mesmo com esse alto índice de analfabetismo (segundo o último censo do IBGE),o itabaianense se destaca nas mais variadas áreas desde há muito, em várias partes do país e do mundo, inclusive e principalmente Aracaju (a capital). São profissionais liberais, como engenheiros, advogados, médicos, comerciantes, empresários, professores etc., que conseguem um "lugar ao sol", enquanto os aracajuanos, alfabetizados, não conseguem se destacar em Itabaiana na mesma quantidade. Daria um ótimo assunto para pesquisa também.
Abraços!

Antônio Carlos disse...

João Mendonça, aí é que está o engraçado, o povo de Itabaiana se destaca no nível universitário mas, o nível de analfabetismo continua alto em Itabaiana. Sabe o que isso quer dizer: é que os que tem algum acesso aos estudos em itabaiana (principalmente os filhos de comerciantes e profissionais liberais) valorizam a educação e colocam seus filhos na escola (enviam até para escolas e universidades de outras cidades). Isso daria um ótimo estudo para explicar o caso sim. Você falou com e eu fosse de Aracaju (sou filho de Itabaiana e estudei o primeiro e segundo grau no CEMB).

João Mendonça disse...

Olá, Antônio Carlos!
Não sabia que você é filho de Itabaiana; então você é exemplo do meu comentário, ou seja, mais um itabaianense que vence fora do município. Não sei se você vem a Itabaiana frequentemente, mas na atualidade não são somente os filhos de comerciantes e profissionais liberais que têm acesso à escola, ao contrário, nós temos escolas públicas de qualidade na cidade, a exemplo do Eduardo Silveira, que no ano passado teve seu trabalho reconhecido a nível de estado. Quanto ao alto índice de analfabetismo, não sei se é pior do que outros municípios, por exemplo Aracaju. Mas se for, você procure entender que a cultura da cidade sempre foi mais voltada para o comércio, o que não é nenhum demérito.
Um abraço!