quinta-feira, 10 de março de 2011

Brincar de fazer educação

(imagens do site www.animatunes.com.br)

Tão pensando que isto é alguma brincadeira ou uma piada com a educação? Não, não é, ao menos da minha parte! Estas  imagens do personagem Juninho servem muito bem para qualificar a educação brasileira. Educação essa que nos últimos anos vem recebendo um investimento muito grande de capital, mas com resultados qualificadores baixos, apesar dos quantitativos serem altos.
No ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação, o Brasil ficou na posição 88ª (veja quadro completo), ou seja, a mesma do ano passado e abaixo de países como o Chile, e até mesmo o Equador e a Bolívia.
No último governo houve uma popularização das universidades, o que é salutar, mas a que custo? Essa popularização foi feita visando realmente igualdade de oportunidades ou foi uma somação disso mais o populismo desenfreado?
A realidade dessa popularização das universidades não  melhora em nada a qualidade da educação nesse nível. É o que mostra o  novo ranking divulgado esta semana pela THE (Times Higher Education), principal referência no campo das avaliações de universidades do mundo, que é baseada em Londres.
Dentre os países emergentes, o Brasil é o único que não tem uma universidade classificada entre as 100 melhores do mundo.
Há a necessidade de oferecer educação a todos indistintamente, mas também há a mesma necessidade de qualificar, desde a alfabetização até o nível superior, essa educação. Educação essa que  não é levada a sério no Brasil.
Do jeito que está, dá-lhe, juninho!!!


7 comentários:

tecas disse...

Excelente lição para os governantes do Brasil.
Infelizmente, em quase todos os países, usam a educação como bandeira nas campanhas eleitorais...depois passa para vigéssimo lugar das prioridades de cada país.
Um aplauso pelo bom senso e coragem do seu post, prefessor João Mendonça.
Saudações poéticas e bem haja por ser meu seguidor.

João Mendonça disse...

Obrigado!
É uma honra tê-la em meu blog.

Professor Izaias Ribeiro disse...

De fato, Prof. João Mendonça, a qualidade da educação brasileira não tem acompanhado o seu correspondente crescimento quantitativo. Houve crescimento da oferta, o Estado tem aumentado os investimentos, etc, porém, continuamos estagnados no que concerne ao salto qualitativo da educação - tão necessário ao projeto "político-ideológico" de construir uma Nação desenvolvida de maneira "sustentada". O MEC afirma que a educação melhorou nos últimos anos. Sem dúvida, houve mudanças. Ocorre que os índices que divulgados representam tão somente uma maquiagem da real situação da educação brasileira. Nosso sistema educacional ainda carece de uma REVOLUÇÃO para se conformar às exigências dos novos tempos, e para acompanhar as demandas de um País que vem se consolidando como uma força político-econômica no cenário mundial.

Antônio Carlos disse...

João, é melhor dá uma observada no tipo e cor de letras do seu blog. Os últimos três textos não aparecem (só as figuras e as palavras que são links).

Antônio Carlos disse...

Quanto a pessoa colocar a culpa da situação apenas nos governantes é falar somente em umdos culpados. Que eu saiba a eduação de uma criança ou mesmo comunidde é uma coisa coletiva e se ela está do jeito que está e pelo visto irá continuar como está por um bom tempo é culpa de todos os envolvidos na sociedade. Issoinclui os governante (poder judiciário, legislativo e executivo), professores e pedagogos (os diretamente envoldiso na educação) e também os país de alunos (tem uns que são piores que os alunos!!!).

João Mendonça disse...

Obrigado, Antônio Carlos, por sua observação. Mas devo-lhe dizer que a vizualização deste espaço se dá melhor no windos explore.
Quanto ao texto, sou da opinião que a culpa não é só das autoridades, mas também de alguns professores e pais. Aqueles porque necessitam de uma melhor consciência do papel de um educador e os pais porque são, em boa parte, desestruturados, consequentemente os lares também ficam desestruturados e isso reflete em sala de aula. Nos textos DESAFIOS DE SALA DE AULA e COMO MELHORAR A EDUCAÇÃO SE... deixo isso bem claro. Se puder, dê uma olhada. Um abraço!

Anônimo disse...

Culpa ..culpados creio que toods no´s somos isso e claro.Mas concordo plenamente com o professor Carlos/ . O s governantes , os pais , as instituções de ensino estão inevitavelmente sobre o tripê da culpa. Mas devemso considerar em sua maioria que os piores na escala de culpa seriam os pais e os proprios alunos. O primeiro por que se insenta da culpa , e depoisita toda a responsabilidade do rendimento escolar ao professores, e os segundo porque nada querem../ acho um absurdo ter que agradar , bajular crainças / jovesn e adultos para absorção do conhecimento.
REFENTE AO COMENTÁRIO DO GRANDE PROFESSOR ANTONIO CARLOS