sábado, 26 de fevereiro de 2011

Frases

  • Estou convencido não só de que a literatura muda o mundo, mas também de que ela o criou. (Roberto Pompeu de Toledo, jornalista)
  • A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta. (Fernando Pessoa, escritor português)
  • No fundo, gramática e ortografia são convenções mais ou menos abstratas. (Carlos Heitor Cony, jornalista e escritor)
  • O que gostaria de provar, ao acabar um dos meus livros, é a sensação de ver esse mundo recuando, como um quadro dentro de outro quadro. (Vladimir Nabokov, escritor russo)
  • A boa prosa tem três estágios: o musical, em que é composta; o arquitetônico, em que é construída; e o têxtil, em que é tramada. (Walter Benjamim, filósofo alemão)
  • Quantas línguas um homem conhece, tantas vezes é homem. (Carlos I, imperador espanhol)
  • É provável que eu escreva pouco, e você poderia acrescentar que eu, além de pouco, escrevo curto. (Raduan Nassar, escritor)
  • Uma palavra que não representa uma ideia é uma coisa morta, da mesma forma que uma ideia não incorporada em palavras não passa de uma sombra. (Lev S. Vygotsky, psicólogo bielorruso)
  • Quando eu uso uma palavra, Humpty Dumpty disse em um ton um tanto formal, isto significa que eu escolho o que ela significa. (Lewis Carroll, escritor e matemático britânico)
  • A única objetividade que eu conheço é a subjetividade. (Federico Fellino, cineasta italiano)
  • Todas as obras de arte devem começar pelo final. (Edgar Allan Poe, escritor norte-americano)
  • Devemos julgar um homem mais por suas perguntas do que por suas respostas. (Voltaire, poeta e filósofo francês)
  • Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos. (Leonardo da Vinci, pensador italiano)
  • O homem que não sabe expressar seus sentimentos está no mesmo nível daquele que não sabe pensar. (Benjamim Franklin, político e cientista norte americano)
  • O verbo não tem sentido se não se fez carne, as palavras não servem para nada se não anunciam ou enunciam um tipo de vida, um estilo existencial. (Michel Onfray, filósofo francês)
  • Era de esperar que a língua humana devesse refletir diretamente as características das capacidades intelectuais (...). (Noam Chomsky, linguísta norte-americano)
  • Que outros se orgulhem dos livros que lhes foi dado escrever; eu me orgulho daqueles que me foi dado ler. (Jorge Luis Borges, escritor argentino)
  • As palavras verdadeiras não são agradáveis, e as agradáveis não são verdadeiras. (Lao Tsé, filósofo chinês)
  • Um contrato verbal não vale o papel em que é escrito. (Samuel Goldwyn, produtor de cinema norte-americano)
  • O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta. (Thomas Jefferson, presidente dos EUA)
  • Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes. (Emily Dickinson, poeta norte-americano)
  • A inspiração existe, mas ela tem que nos encontrar trabalhando. (Pablo Picasso, pintor espanhol)
  • Não há nada na filosofia que não possa ser dito pela linguagem cotidiana. (Henri Bergson, filósofo francês)
  • Poesia genuína é capaz de comunicar antes mesmo de ser entendida. (T. S. Eliot, poeta inglês)
FONTE, Revista LÍNGUA Portuguesa.

Nenhum comentário: