terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Desafios de sala de aula

Qual o limite para o aluno em sala de aula? O que pode e o que não pode? Como o professor deve proceder? Qual a função do professor e da escola? São questões que invadem o ambiente escolar e que, na maioria das vezes, ficam sem resposta.
Com o passar do tempo, como toda a nosa sociedade, o ambiente escolar mudou. É naturalmente compreensível e está dentro de qualquer processo evolutivo. Mas no caso da escola as mudanças trouxeram uma liberdade (libertinagem) muito grande para os alunos; os limites estão cada vez maiores e sem fronteiras.
São vários os exemplos: uso transloucado de celular, agressão verbal e até física a professores e colegas, distorção brutal de valores, etc. Esses e muitos outros fatores não podem ser creditados somente à escola, mas também, e principalmente, à primeira educação que a criança recebe, qual seja o ambiente familiar. É daí que vem a base para uma sequência na escola, através do acompanhamento e das instruções dos professores.
Mas é no seio familiar que resulta, talvez, o maior problema; o descontrole emocional dos pais e a delegação na tarefa de educar (criar) os filhos. Muitas crianças têm péssimos exemplos em casa ou total liberdade, são famílias totalmente desestruturadas, filhos criados apenas com a mãe ou com o pai, outros em ambientes cotaminados pelo uso de drogas (lícitas ou ilícitas), uma grande maioria recebendo maus exemplos, para citar algumas situações.
A consequência é a criança chegar na escola e praticar as mesmas atitudes percebidas no ambiente familiar, já que a maior educação é o exemplo. E nesse caminho, a familia deixa a responsabilidade da educação da criança totalmente para a escola, o que se torna inviável, e consequentemente teremos uma tendência forte ao fracasso da educação dessas crianças.
O interessante é que a família (pai, mãe ou outro responsável legal) esteja presente na escola através do acompanhamento de notas e, principalmente, de comportamento para que juntos - escola e família - possam trabalhar melhor o preparo das crianças para a vida em sociedade, já que é esse o objetivo principal da educação. Como também professores assumirem a responsabilidade de dar bons exemplos, afinal o adulto em sala de aula é o professor.
O filme O triunfo - o qual todo professor deveria conhecer - é um ótimo exemplo para essa situação de 'descontrole' em sala de aula. Assim como o vídeo abaixo discute essas questões. É interessante assistir.




Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSE VIDEO, BONS QUESTIONAMENTOS E BOAS RESPOSTAS.

ESSE MATERIAL SERVE COMO SUPORTER PARA QUALQUER REUNIÃO PEDAGÓGICA.